Em meio ao crescente número de casos da Covid-19 em Comunidades Tradicionais, povos do Campo, Floresta e das Águas, iniciativas foram criadas a fim de monitorar o número de casos entre as populações atingidas.

Desta forma, várias instituições de articulação criaram plataformas on-line de forma colaborativa para trazer mais informações atualizadas de como se prevenir do vírus, informar números de casos, óbitos, entre outros.

Assim, foi criado o Observatório da Covid-19 nos Quilombos, uma realização da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) com o Instituto Socioambiental.

Também foi criada a Quarentena Indígena, plataforma da iniciativa realizada de forma colaborativa por organizações indígenas e indigenistas. 

E o Grupo Observatório dos Impactos do Coronavírus nas Comunidades Pesqueiras, que partiu de uma iniciativa de pescadores, pescadoras, pesquisadores e ativistas que reúnem informações, boletins, em seu blog através de levantamentos feitos por meio de questionários on-line.

Caso você conheça outras iniciativas criadas em meio a pandemia, entre em contato com o nosso portal e compartilhem.