O impacto do uso de agrotóxicos sobre a saúde humana e ambiente é um problema que tem merecido atenção da comunidade científica em todo o mundo, sobretudo nos países em desenvolvimento.

Desde 2008 o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo e a utilização destes venenos agrícolas cresce ano após ano.

Os impactos na saúde pública e no ambiente são amplos, os efeitos nocivos atingem trabalhadores em diversos ramos de atividade, consumidores de alimentos e águas contaminadas.

A avaliação do impacto sobre a saúde humana e ambiente implica no conhecimento e a visualização da importância relativa a cada uma das vias de contaminação.

Dentro da programação deste seminário, teremos o lançamento do “Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde”. Confira mais informações sobre o Dossiê aqui.

Objetivos

– Estabelecer um debate com diversas áreas do campo científico sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde e ambiente, e discutir os caminhos para o enfrentamento e redução do uso no país.

Programação

24 de agosto – segunda-feira 9h às 12h – Agrotóxicos, ambiente e sustentabilidade

Conferencista: Prof. Dr. Fernando Carneiro – Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ Ceará e Universidade de Brasília – UnB

13h às 14h – Exibição do Filme: O Veneno está na mesa
(documentário de Sílvio Tendler, Brasil, 2014, 50min)

14h às 15h – Uso combinado de Agrotóxicos e o impacto na Saúde

Conferencista: Profa. Dra. Karen Friedrich – Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

15h às 16h – Políticas Públicas para redução no uso de agrotóxicos

Conferencista: Dr. Leonardo Melgarejo – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural – AGAPAN

16h às 16h20min – Intervalo

16h20min às 17h30min – Debate

Debatedores:

Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU.

19h30min às 22h – Lançamento “Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde”

Conferencistas:

Local: Auditório Bruno Hammes – UNISINOS