A versão impressa das “Orientações técnicas para ações de vigilância de ambientes e processos de trabalho agrícola – SUS/BAHIA” será lançada oficialmente em 2014.

Esta publicação é parte das ações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia no enfrentamento das questões relacionadas à vigilância dos ambientes e processos de trabalho agrícolas. É uma contribuição para os profissionais de saúde no direcionamento das ações de vigilância da saúde dos trabalhadores, de modo a nortear as ações de promoção e proteção da saúde e prevenção de riscos e agravos, devendo, porém, ser sempre adaptadas a cada realidade local.

Orientação técnica contempla as etapas do processo produtivo no campo, especificamente para a atividade na agricultura, desde o preparo da área, plantio, trato da cultura, colheita, até o transporte e armazenamento de insumos e produtos, e é um instrumento para adoção de um conjunto de medidas que busca a prevenção e a proteção da saúde dos trabalhadores do campo.

A elaboração dessa Orientação é decorrente da experiência da equipe da Coordenação de Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (Covap/Cesat/Divast) na implementação das ações de vigilância na área rural, adquirida nos últimos 20 anos, com atuação conjunta com parceiros do poder publico e dos movimentos sociais, das áreas setores afins, tais como: agricultura, meio ambiente, trabalho e representação dos trabalhadores agrícolas.

Esta publicação está disponível no portal da Saúde do Trabalhador da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia:

http://www.suvisa.ba.gov.br/content/orienta%C3%A7%C3%B5es-t%C3%A9cnicas-para-a%C3%A7%C3%B5es-de-vigil%C3%A2ncia-de-ambientes-e-processos-de-trabalho-agr%C3%ADcol-1