Roda de conversa sobre Ecologia de Saberes, Pesquisa Participante e Vigilância Popular da Saúde no contexto da Pandemia

As populações do campo, floresta e das águas formam um grupo socialmente vulnerável para a pandemia da COVID 19, mas também possuem diversos saberes e práticas desconsiderados pela Ciência Moderna e pelo Estado brasileiro, fundamentais para a defesa da vida nesse momento.

Essa roda de conversa promove um encontro histórico começando por uma sábia pescadora da Ilha de Maré na Bahia – Eliete Paraguassu – mulher, quilombola do Movimento de Pescadores e Pescadoras – MPP e uma das líderes na luta pela defesa desta Ilha ameaçada pela contaminação ambiental gerada pelo Porto de Aratu. Eliete representa a luta anticapitalista, antipatriarcal e antiracista.

Nessa roda de saberes entra Carlos Rodrigues Brandão – professor, escritor e Educador Popular, uma referência histórica brasileira que dialoga com o pensamendo de Paulo Freire nos processos de geração do conhecimento como a Pesquisa Participante se soma para nos inspirar para pensar formas mais participativas, amorosas e emancipatórias de geração do conhecimento.

E como um intelectual de retaguarda – Boaventura de Sousa Santos – professor catedrático da Universidade de Coimbra, mas aqui sobretudo, como um dos idealizadores da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS), irá fazer as pontes com essas vozes e pensamentos na perspectiva de como a Ecologia de Saberes pode ajudar para enfrentarmos essa pandemia e apontar para uma utopia necessária em tempos tão sombrios.

Fernando Carneiro, pesquisador da Fiocruz do Ceará, do Observatório de Saúde das Populacões do Campo Floresta e das Águas (Obteia) e da UPMS será o mediador dessa conversa acreditando que esse encontro gere um legado para inspirar pesquisas e novas práticas de Vigilância de nossa saúde, que na atual realidade precisa ser mais popular e transformadora para a defesa da vida.

O encontro será realizado no dia 27 de maio de 2020, de 14:00 as 16:00 horas.

Essa roda de Conversa é organizada pela UPMS e Obteia e será transmitida pelo seus canais no Facebook e Youtube.

Facebook: UPMS oficinas
Youtube: Teia de Saberes e Práticas