O caderno Cuidados em Saúde Mental: Diálogos entre o MST e o SUS foi lançado nesta quarta-feira, 4 de maio, em Belo Horizonte. A publicação sistematiza discussões realizadas durante a Oficina de Educação Popular em Saúde Mental ESP-MG/MST, que reuniu 70 trabalhadoras rurais e trabalhadores em saúde de Minas Gerais para discutir formas de acolhimento e tratamento para usuários dos serviços de saúde mental, o trabalho relativo a álcool e outras drogas, práticas populares em saúde, experiências de saúde no campo e o funcionamento do Sistema Único de Saúde. Agora, as reflexões poderão ser acessadas por um público mais amplo.

O material será subsídio para trabalhos de base do MST em saúde e saúde mental. Segundo a referência-técnica da Escola na Oficina de Educação Popular em Saúde Mental para populações assentadas e acampadas em projetos de Reforma Agrária de Minas Gerais, Bianca Rückert, o caderno vem da necessidade de publicações de referência. “A construção de material pedagógico que sirva de referência para as práticas de saúde nos assentamentos e acampamentos é uma demanda antiga do Setor de Saúde do MST e que foi apresentada à ESP-MG no momento de planejamento da ação educacional”.

O material foi concebido em reuniões da coordenação pedagógica das Oficinas, do qual participaram lideranças de saúde do MST, servidores da ESP-MG envolvidos na ação e profissionais contratados especificamente para a Oficina. Cuidados em Saúde Mental: Diálogos entre o MST e o SUS é uma publicação da ESP-MG de autoria de Ana Regina Machado, Anna Laura de Almeira, Bianca Ruckert, Marcelo Arinos Drummond Júnior bem como do Coletivo de Saúde MST/Vale do Rio Doce. Contou com apoio pedagógico de Anna Laura de Almeida, Ruana Priscila da Silva Brito e Ramon Vieira de Oliveira.

O lançamento teve uma roda de conversa sobre direito à saúde com Arnor Trindade – Trabalhador da rede de saúde mental da PBH, Tarcísio Pinheiro – Prof da Faculdade de Medicina UFMG e do Grupo de Estudos sobre saúde e trabalho rural (GESTRU) e Vania Maria de Oliveira – Direção Nacional do MST.

Para conhecer a publicação: Demandas podem ser encaminhadas para biaruckert@yahoo.com.br.

Com informações da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais: http://www.esp.mg.gov.br/noticias/esp-mg-lanca-revista-sobre-dialogos-entre-o-mst-e-o-sus/