A IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família é um evento que valoriza as experiências cotidianas e estimula o protagonismo local dos milhares de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil. Esse evento aconteceu em Brasília, de 12 a 15 de março de 2014.

O Observatório da Política de Saúde do Campo, da Floresta e das Águas mergulhou nesse rico universo de linguagens livres e criativas com o intuito de identificar aquelas experiências voltadas para as populações do campo, da floresta e das águas a fim de dar maior visibilidade a essas experiências disponibilizando-as em nosso portal.

Dentre as 4.469 práticas registradas na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família 85 (1,9%) apresentavam alguma relação com a população do campo, da floresta e das águas.

A maioria das experiências cadastradas foi no âmbito municipal (54%), em seguida no âmbito local (Figura 1). Conforme se pode observar na figura 2, o maior número das experiências registradas ocorreu nos estados do Rio Grande do Sul (11) e da Paraíba (10). Quanto aos eixos temáticos apresentados na Figura 3, as três maiores frequências foram para os eixos Livre (16,5%), Promoção da Saúde e Intersetorialidade (15,3%) e Educação em Saúde e Educação Popular em Saúde (12,9%).

Veja aqui cada um dos relatos de experiência e os gráficos que sintetizam os locais onde foram realizadas e os eixos temáticos nos quais foram inscritas.