Fonte: Imprensa CONTAG
Por: Gabriella Avila, em 02/04/2014

 

Após três dias de intenso debate, o 1º Encontro de Conselheiros e Conselheiras de Saúde do Campo encerrou na tarde de 2 de abril de 2014.  Realizado no auditório Margarida Maria Alves, na sede da ENFOC, em Brasília, o evento reuniu conselheiros(as) municipais e estaduais de saúde de quase todos os estados brasileiros, com a finalidade de conhecer melhor o trabalho desenvolvido por eles nos Conselhos de Saúde de suas regiões e a própria dinâmicas desses Conselhos, identificar as necessidades e debater temas que contribuam para a melhoria da atuação desses profissionais nesses espaços.

O debate foi bem aprofundado, segundo a presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e assessora da CONTAG, Socorro Silva. “Tivemos oportunidade de discutir a identidade do campo, a missão dos Conselhos, o papel do conselheiro e os valores, saberes e práticas que eles e elas devem ter”, conta.  Para dar base a esses diálogos, foi feita uma abordagem histórica da luta do MSTTR pelo direito a saúde e pelo Sistema Universal de Saúde (SUS) do Brasil. “Foi uma boa discussão sobre a história, pauta e agenda. Encerramos com um desenho de como devem ser o curso de conselheiros em todo o país”, finaliza Socorro.

Os participantes aprovaram o Encontro. Renato Pinheiro Soares, conselheiro do Rio Grande do Sul, aprova a iniciativa: “Achei o Encontro muito importante para todos e todas, pois tivemos contato com outras realidades. Achávamos que não estávamos tão bem, mas com o esse contato pude ver que estamos caminhando bem no estado”. Ele também acredita que as discussões do Encontro contribuirão para o trabalho dele e dos companheiros(as) de outros estados: “Eu estou levando uma carga de experiências para o Sul e tenho certeza que muita gente está levando a experiência do Sul para seus estados. Espero que seja o primeiro encontro de muitos”, conta Renato.

A conselheira do Mato Grosso do Sul, Divina Rosa da Cruz, também aprovou a iniciativa e o trabalho realizado na atividade. “Pude me inteirar das políticas de saúde e tive muitos esclarecimentos sobre o Conselho. É muito importante esse conhecimento que tivemos, e principalmente multiplicarmos este aprendizado na base. Certamente vou repassar para conscientizar as lideranças das bases para estarem participando mais”, explica a conselheira.

“O grande objetivo, além de receber a contribuição dos estados, era fortalecer a participação do dirigente no controle social, no acompanhamento e cobrança dos gestores públicos das políticas e fortalecer a agenda da saúde no campo como um todo” explica o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves, que avalia “O Encontro trouxe uma grande riqueza de dados, informação, realidades e até angustias, e deixa um resultado muito positivo no avanço das nossas agendas. Saímos dele com compromissos e com um processo iniciado de articulação preparatória para a 14ª Conferencia Nacional de Saúde, que acontecerá no próximo ano”, finaliza o secretário.

 

FOTO: César Ramos

FOTO: César Ramos