Teia_informe_Matutando_ CópiaBoletim Mensal do Observatório da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta
Número 02 – Fevereiro/2014
Análise de Conjuntura
Pode a Reforma Agrária gerar Saúde?

A 8ª Conferência Nacional de Saúde (1986) apontou para a necessidade de se implantar, no Brasil, uma reforma agrária que respondesse às reais necessidades e aspirações dos trabalhadores rurais e que fosse realizada sob sua direção. Essa conferência significou o marco político de construção da Reforma Sanitária Brasileira, fornecendo as bases para as definições da Constituição de 1988 e do SUS, o Sistema Único de Saúde. O conceito de saúde cunhado na 8ª Conferência foi: “…saúde é a resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio-ambiente, trabalho, transporte emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde.”

Leia mais…

Destaque
Primeira reunião do Grupo da Terra avalia 2013 e planeja 2014

O Grupo da Terra reuniu-se dias 06 e 07 de fevereiro de 2014 em Brasília, DF, para avaliar as ações de implantação da Política. No balanço de 2013, foram destacados pelo Ministério da Saúde o II Encontro Nacional de Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas, realizado em setembro de 2013; a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário; o II Chamado da Floresta e a criação de Comitês de Equidade.

Leia mais…

A construção da Política Nacional
Escola e horta: vídeo retrata luta pela educação nos reassentamentos

Em meio à ofensiva contra a educação rural, que representou o fechamento de mais de 13 mil escolas nos últimos cinco anos, MAB produz vídeo com exemplo positivo da importância e necessidade de se manter os jovens e crianças no campo.

Leia mais…

Video traz depoimentos dos participantes da Escuta Itinerante do SUS

A escuta Itinerante foi ação da Contag em parceria com o Ministério da Saúde (MS), através da Ouvidoria Geral do SUS, com o objetivo de identificar a situação de saúde e trabalho no campo e as principais necessidades de saúde do trabalhador e da trabalhadora rural.

Assista ao vídeo!

Entrevista do mês
Um retrato da PNSIPCF: entrevista com a coordenadora Kátia Souto

A entrevista materializa as ações da Política e aborda os resultados que já podem ser sentidos pelas populações do campo, da floresta e das águas. Kátia falou sobre as prioridades para 2014, sobre articulações com estados e municípios, comitês de equidade que já foram implantados por cinco estados e sobre os Cerests rurais.

Veja a entrevista

Destaque das notícias
Moradores de Ilha de Maré fecham entrada do Porto de Aratu e denunciam contaminação da população

Ação foi protesto aos danos socioambientais causados pela explosão de navio em 2013. (+)

Transposição do Rio São Francisco: via de mão única

Empreendimento aponta 51% de avanço, e o orçamento dobrou. (+)

Pequenos agricultores sofrem pressão para abandonar terra, diz pesquisadora

No Brasil, o homem do campo precisa esforçar-se para permanecer na terra. (+)

Chamada para submissão de artigos – Revista Tempus Actas de Saúde Coletiva

Inscrições até 07 de abril de 2014. (+)

Vídeos sobre povos do campo, floresta e água agora têm canal no Vimeo

Aproveite a dica e assista ao vídeo A coragem é um dom.

Destaques da Biblioteca
Declaração do Encontro Internacional Ecologia de Saberes – Construindo o dossiê sobre o impacto dos agrotóxicos na América Latina
Carta do Congresso Brasileiro de Agroecologia

Acesse a biblioteca

Agenda
[ai1ec view=”agenda”]
Expediente:

Esta é uma publicação mensal do Observatório da Política Nacional de Saúde Integral para as Populações do Campo e da Floresta – www.saudecampofloresta.unb.br

Rodapé_informe_caminhos