Quem vive no campo, na floresta ou em área de pesca tem uma ferramenta para compartilhar como está a situação de vida onde mora.

No portal do OBTEIA está disponível o Mapa de Vivências em Saúde no Campo, Floresta e Águas. Esta ferramenta permite que a população conte o que ameaça a vida no local onde mora, trazendo à tona situações de dificuldade de acesso a políticas públicas de saúde, transporte, educação, trabalho e emprego, meio ambiente, segurança e outros temas que afetam o cotidiano de um local.

Por meio de um formulário com três questões, também é possível contar sobre experiências exitosas da comunidade e propor melhorias. Ao concluir o questionário, há opção de envio de fotos ou vídeos que poderão ser vistos no mapa do portal do OBTEIA. Após preencher o formulário e enviá-lo, a equipe de pesquisa do OBTEIA analisará o conteúdo para, então, publicar e georreferenciar no Mapa.

O objetivo desta ferramenta é contribuir com a implementação da PNSIPCFA a partir das vivências e especificidades de cada local. O conteúdo das vivências serão parte das pesquisas realizadas pelo Observatório e possibilitarão que, com a participação ampliada, pessoas de diferentes lugares do Brasil possam conhecer a situação de vida de companheiros/as de outros territórios, suas necessidades e iniciativas.

Além das partilhas de vivência em saúde, o Mapa traz os nove territórios de pesquisa do OBTEIA e componentes da PNSIPCFA implementados ou em implentação: UBS Fluviais e CEREST Rurais.

mapa