O IV Seminário OBSERVATÓRIOS, METODOLOGIAS E IMPACTOS – TERRITÓRIOS E POLÍTICAS PÚBLICAS dá sequência à tematização de interesse de um coletivo de Observatórios comprometidos com a organização e democratização das informações, assim como com a afirmação de políticas públicas no contexto da sociedade e Estado contemporâneos. O evento dá continuidade aos três Seminários anteriores, que objetivaram promover o estudo e o debate sobre o papel dos Observatórios, suas metodologias e impactos junto às políticas públicas, assim como a articulação entre os agentes e pesquisadores destas tecnologias sociais.

Confira apresentação, programação e inscrições em: http://www.unisinos.br/eventos/iv-seminario-observatorios-metodologias-e-impactos-territorios-e-po-ex121407/22158.

Objetivos

Analisar e articular as concepções, práticas e contribuições na qualificação das estratégias de relação dos Observatórios com os territórios e os seus impactos nas políticas públicas. / Objetivos específicos: • Promover o debate sobre as metodologias de acesso, sistematização e publicização dos indicadores e bases de dados utilizados pelos Observatórios; / • Avaliar as contribuições e limites dos Observatórios nas suas relações com os agentes implicados na construção e controle social das políticas públicas nos diferentes territórios.

29/09/2014 a 30/09/2014

Dias de Aula

29 de Setembro

30 de Setembro
8h30min às 18h

Auditório Central

Público de interesse

Acadêmicos, pesquisadores, gestores governamentais, da sociedade civil e conselheiros e agentes que atuam vinculados a Observatórios e nos processos de fortalecimento da transparência e democratização do Estado e da Sociedade.

Certificado

O aluno receberá certificado de frequência, e para isso deverá ter no mínimo 75% de frequência em todo o evento. O(a) participante deverá assinar a ata de presença em cada evento. O certificado estará disponível no Atendimento Unisinos (mediante a taxa de R$9,00) a partir de 15 dias após seu término.

Promoção

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos / Instituto Humanitas Unisinos – IHU / Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos / Observatório da Educação – CAPES/INEP – Programa de Pós-Graduação em Educação – Unisinos / Observatório do Terceiro Setor – FiJo / Observatório Juvenil do Vale – Unisinos / Observatório das Políticas de Saúde para as Populações do Campo, Floresta e Águas / Observatório Cultural e Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas – Unilasalle / Observatório da Cidade de Porto Alegre – ObservaPoa / Núcleo de Estudos e Pesquisas em Segurança Alimentar e Nutricional – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural – UFRGS /

Apoio

Centro de Cidadania e Ação Social Unisinos – CCIAS / Programa de Pós-Graduação em Educação – Unisinos / Graduação em Serviço Social – Unisinos