O IV Seminário OBSERVATÓRIOS, METODOLOGIAS E IMPACTOS – TERRITÓRIOS E POLÍTICAS PÚBLICAS dá sequência à tematização de interesse de um coletivo de Observatórios comprometidos com a organização e democratização das informações, assim como com a afirmação de políticas públicas no contexto da sociedade e Estado contemporâneos. O evento dá continuidade aos três Seminários anteriores, que objetivaram promover o estudo e o debate sobre o papel dos Observatórios, suas metodologias e impactos junto às políticas públicas, assim como a articulação entre os agentes e pesquisadores destas tecnologias sociais.

Confira apresentação, programação e inscrições em: http://www.unisinos.br/eventos/iv-seminario-observatorios-metodologias-e-impactos-territorios-e-po-ex121407/22158.

Objetivos

Analisar e articular as concepções, práticas e contribuições na qualificação das estratégias de relação dos Observatórios com os territórios e os seus impactos nas políticas públicas. / Objetivos específicos: • Promover o debate sobre as metodologias de acesso, sistematização e publicização dos indicadores e bases de dados utilizados pelos Observatórios; / • Avaliar as contribuições e limites dos Observatórios nas suas relações com os agentes implicados na construção e controle social das políticas públicas nos diferentes territórios.

Período

29/09/2014 a 30/09/2014

Carga Horária

15 horas

Dias de Aula

29 de Setembro
14h às 22h

30 de Setembro
8h30min às 18h

Local

Auditório Central

Público de interesse

Acadêmicos, pesquisadores, gestores governamentais, da sociedade civil e conselheiros e agentes que atuam vinculados a Observatórios e nos processos de fortalecimento da transparência e democratização do Estado e da Sociedade.

Certificado

O aluno receberá certificado de frequência, e para isso deverá ter no mínimo 75% de frequência em todo o evento. O(a) participante deverá assinar a ata de presença em cada evento. O certificado estará disponível no Atendimento Unisinos (mediante a taxa de R$9,00) a partir de 15 dias após seu término.

Promoção

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos / Instituto Humanitas Unisinos – IHU / Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos / Observatório da Educação – CAPES/INEP – Programa de Pós-Graduação em Educação – Unisinos / Observatório do Terceiro Setor – FiJo / Observatório Juvenil do Vale – Unisinos / Observatório das Políticas de Saúde para as Populações do Campo, Floresta e Águas / Observatório Cultural e Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas – Unilasalle / Observatório da Cidade de Porto Alegre – ObservaPoa / Núcleo de Estudos e Pesquisas em Segurança Alimentar e Nutricional – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural – UFRGS /

Apoio

Centro de Cidadania e Ação Social Unisinos – CCIAS / Programa de Pós-Graduação em Educação – Unisinos / Graduação em Serviço Social – Unisinos