FONTE: Imprensa CONTAG
Por:  Gabriella Avila

Entre hoje e quarta-feira, dia 02, a CONTAG recebe conselheiros e conselheiras de saúde do campo de todo o Brasil para seu primeiro Encontro Nacional. A iniciativa é uma das ações programadas a partir do Acordo de Cooperação 007, assinado entre a Confederação e o Ministério da Saúde, que prevê uma série de atividades voltadas para a melhoria da saúde no interior do país.

O Encontro visa a realização de um trabalho completo de identificação da situação de representação dos Sindicatos e Federações nos conselhos de saúde municipais e estaduais e quais as necessidades de formação de conselheiros(as) para um processo de educação permanente. Ao longo dos dias, também serão problematizados temas, acontecimentos, programas e projetos relacionado à saúde, com o objetivo de qualificar a representação dos conselheiros(as) em seus estados.

Ao final desse processo, haverá a sistematização de uma agenda política comum aos participantes. Todas estas ações programadas para o Encontro pretendem incentivar a participação ativa, visando o fortalecimento do controle social e da gestão participativa nas políticas de equidade do SUS.

Segundo o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, promover esse debate, que inclui depoimentos sobre vivência dos participantes enquanto conselheiros(as), é de grande importância para o desenvolvimento das próximas etapas pela implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora Rural. “Nossa expectativa é que eles tragam subsídios e elementos que nos ajudem a preparar uma grande estratégia de formação de conselheiros. Trabalhamos sempre na perspectiva de qualificar mais nossa participação, ampliando-a e ocupando os espaços da saúde em todos os municípios com intervenções qualificadas”, declara o secretário.