Fonte: Ministério da Saúde, com modificações pelo Observatório

Expogep acontece de 2 a 6 de fevereiro em Brasília

No dia 6 de fevereiro, das 14h às 18h, acontece a reunião do Comitê Nacional de Saúde das Populações do Campo e da Floresta. Instituído por meio da Portaria nº 2.460/2005, o Grupo da Terra é composto por representantes de órgãos governamentais, movimentos sociais e convidados. Um dos grandes objetivos do Grupo foi elaborar a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (PNSIPCF) e definir estratégias para a sua implementação. 

Desde a publicação da Política, em dezembro de 2011, o grupo se dedica a planejar, apresentar e avaliar as ações relacionadas a ela, além de promover a articulação entre os movimentos sociais.

População de Rua

O Comitê Nacional de Saúde da População em Situação de Rua se reunirá nos dias 3 e 4 de fevereiro das 14h às 19h. O encontro acontece dentro da II Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no SUS (EXPOGEP), que será realizada em Brasília de 2 a 6 de fevereiro. 

A reunião analisará as ações realizadas pelo comitê em 2013. Entre os itens analisados, estarão as Oficinas de Sensibilização de Trabalhadores realizadas em Maceió e em Goiânia; o seminário de boas práticas no combate à tuberculose na População em Situação de Rua; a Capacitação de lideranças do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR); e apoio à instituição de Comitês Estaduais de Saúde da População em Situação de Rua.

A partir desta reunião, espera-se traçar diretrizes para ações de 2014, como as oficinas de sensibilização; apoio ao II Congresso Nacional do MNPR; Seminário do Programa Nacional de Controle da Tuberculose para a PSR; e, campanha pelo acesso da PSR à rede de Saúde.

EXPOGEP – A II Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no SUS abordará cinco eixos temáticos, em perspectiva nacional e internacional: Transparência e Controle na Gestão Pública; Governança e Regionalização em Saúde; Escuta e Participação Social; Direito à Saúde e Diversidade; e, e-Saúde e Informação.

A II EXPOGEP marcará os 10 anos de Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), momento considerado ímpar para avaliação da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa, que visa construir diretrizes para sua efetivação.