Em 2014, o OBTEIA participou do Colóquio Epistemologias do Sul realizado em Coimbra/ Portugal. O Colóquio ocorreu no âmbito do projeto ALICE – Espelhos Estranhos, Lições Imprevistas: Definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo. Este colóquio lançou um desafio aos seus participantes: se a compreensão do mundo é muito mais ampla que a compreensão ocidental do mundo, as possibilidades de emancipação social podem ser distintas das que foram legitimadas pelo cânone ocidental.

  • Pode o sul anti-imperial ensinar algo ao norte global?
  • Pode o norte global ensinar algo que não esteja marcado por séculos de colonialismo e de neo-colonialismo, de imperialismo e de supremacia étnico-racial?
  • Podem ambos aprender de tal modo que um dia não haja sul nem norte?

Buscou-se que as respostas a estas questões construíssem propostas teóricas e de ação que confrontem eficazmente as lógicas de exploração, opressão e exclusão globais.

Estudiosos e ativistas do Norte e do Sul globais estiveram reunidos por três dias em Coimbra, produzindo conhecimento em conjunto com o projeto Alice. Abaixo, acesse as pesquisas apresentadas no Colóquio a partir dos eixos temáticos da atividade:

Fonte:: http://alice.ces.uc.pt/coloquio_alice/?lang=pt#sthash.Yc4MVMUk.dpuf