Fonte: Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, 27/03/2014

Estão definidas as datas das nove Conferências Regionais de Saúde do Ceará. Os eventos acontecem nos meses de março, abril e maio e reúnem os 184 municípios cearenses. Estas ações  são uma preparatória para a Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, cuja a temática central é “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e dever do Estado”, que ocorrerá em Fortaleza, no mês de junho.

O objetivo é elaborar propostas para cada município, macrorregião, Estado e União para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Isso considerando os processos produtivos nos municípios e a situação de saúde dos trabalhadores formais e informais, rurais ou urbanos.

Ao todo as conferências regionais devem reunir 1.804 representantes, sendo estes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviço da saúde. Após os eventos serão eleitos um total de 352 delegados para a Conferência Estadual. Esta terá a participação de 448 pessoas, sendo 96 convidados e 352 delegados.

O eixo de discussão principal das etapas regionais e estadual é a “Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”. Durante as conferências os participantes devem debater também os quatro eixos que norteiam a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que ocorrerá em dezembro, em Brasília.

Integram os eixos norteadores os seguintes temas: O desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora; Fortalecer a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora; A efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e da intersetorialidade nas três esferas de governo; e Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, nos municípios, Estados e União.

A 1ª Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora realizada em Caucaia, no último dia 20, teve a participação de 220 representantes de 14 municípios que integram tanto a 2ª quanto a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES),  de Caucaia e Itapipoca, respectivamente. Foram eleitos 36 delegados para etapa estadual.

Cada evento é fruto das parcerias entre as Secretarias Municipais de Saúde, CRES e Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A realização é dos Conselhos Municipais de Saúde, com apoio do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau).