Fonte: Página do MST
Por Marcelo Torres
Um grande encontro acontece de sexta até a segunda-feira (16 a 19/05) às margens do rio São Francisco, entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). É o 3º Encontro Nacional de Agroecologia, que será realizado no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA).A expectativa é de que o encontro receba em torno de 2.000 pessoas envolvidas na construção da agroecologia no país. Destas, cerca de 70% são agricultores familiares, camponeses, povos e comunidades tradicionais.

O Vale do São Francisco é uma região que, como o nome diz, fica às margens do Velho Chico , o chamado rio da unidade nacional . O Vale abrange os estados de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.

Maior conglomerado urbano do semiárido brasileiro, entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) há uma fronteira agrícola onde existem tanto os projetos de agricultura familiar agroecológica como os da agricultura de irrigação e exportação.

E é nessa região, com todo seu valor simbólico, que os organizadores pretendem aumentar a coesão política e a expressão pública do campo agroecológico brasileiro. O encontro será realizado de modo a responder à seguinte questão: Por que interessa à sociedade apoiar a agroecologia?

Exemplos concretos, previamente sistematizados por participantes em suas regiões de origem, serão a base para o debate em torno desta questão. Para chegar ao encontro nacional, foram realizadas etapas preparatórias, principalmente as Caravanas Agroecológicas e Culturais em 14 territórios, das quais participaram 2,5 mil pessoas.

A programação do encontro prevê a realização de seminários temáticos, oficinas autogestionadas, plenárias, manifestações culturais e atos públicos, dentre outras atividades. A Feira de Sabores e Sabores ficará no centro das instalações com produtos agroecológicos dos agricultores familiares e povos tradicionais, sementes, artesanatos, pinturas, vídeos, publicações e fotografias, além de muita música, poesias e intervenções artísticas.

Acompanhe pela página do ENA: http://enagroecologia.org.br/