Entre os dias 28 e 29 de setembro, a Rede de Observatórios Sociais realizou o V  Seminário da Rede de Observatórios Sociais será Dados e Participação. O OBTEIA integra a Rede desde 2013, quando participou do III Seminário que tinha como temática políticas públicas.

Nesta edição, contamos com a contribuição de Alfonso Torres Carrillo, da Universidad Pedagógica Nacional da Colômbia durante todo o Seminário. Alfonso é pesquisador/ educador popular que atua junto a movimentos sociais, na educação popular e desenvolve pesquisa social alternativa.

Durante o Seminário, o OBTEIA apresentou trabalho sobre a pesquisa realizada junto com as comunidades do Rio Laguna/ Pará que está acessível aqui e lançou a série de vídeos Com a Palavra que traz questões sobre saúde do campo, floresta e águas na abordagem de movimentos sociais, academia e gestão pública.

O Ministério da Saúde/ Departamento de Gestão Participativa esteve presente no Seminário e também contamos com a participação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra na mesa redonda sobre Dados e participação – experiências e metodologias.

No dia 07 de dezembro haverá reunião da Rede de Observatórios Sociais, quando será momento de fazer avaliar o ano de 2015 e projetar o VI Seminário, como encaminhado pelas/os participantes da atividade.