Teia_informe_Matutando_ CópiaBoletim Mensal do Observatório da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, Floresta e Águas – Teia de Saberes e Práticas
Número 5 – agosto, setembro, outubro de 2014
Análise de conjuntura
A saúde no campo e na floresta esta na agenda política das eleições presidenciais?

O que podemos dizer sobre o que está acontecendo hoje no debate eleitoral em relação a saúde no campo e na floresta? (+)

Entrevista do Matutando
Entrevista com Lia Giraldo: a articulação entre movimentos sociais e academia no 2º SIBSA

A pesquisadora Lia Giraldo – professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco, professora do corpo permanente da pós graduação do CPqAM/FIOCRUZ e membro do GT Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) – está na organização do 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente (SIBSA). Ela concedeu entrevista ao OBTEIA sobre a organização e contribuições do SIBSA ressaltando a articulação entre pesquisadoras/es engajados e movimentos sociais na construção de saberes sobre saúde coletiva. (+)

Notícias do OBTEIA
Mapa de vivência em saúde: ferramenta colaborativa no portal do OBTEIA

Você mora no campo, floresta e em área de pesca? Compartilhe como está a situação de saúde onde você vive e contribua com a implementação da PNSIPCFA. (+)

Pesquisa em nove territórios: OBTEIA realiza oficina preparatória

Pesquisar com: esta é a abordagem metodológica que orientou a I Oficina de Pesquisa do Obteia e que será práxis da pesquisa que ocorrerá em nove territórios do Brasil. (+)

Território e políticas públicas em debate no IV Seminário de Observatórios Sociais

Seminário organizado pela Rede de Observatórios Sociais aconteceu dias 29 e 30 de setembro. O Obteia apresentou trabalhos sobre violência contra mulher, práticas tradicionais em saúde e as políticas de saúde no contexto do capitalismo. (+)

Nesp/UnB e Obteia lançam edição especial da Revista Tempus

Edição especial da Revista Tempus Actas em Saúde Coletiva (ISSN 1982-8829) sobre Ecologia de Saberes e Saúde do Campo, da Floresta e das Águas teve lançamento em Brasília. (+)

Tornar visível o invisível – O papel dos observatórios na luta dos movimentos sociais

Para Noemi Krefta, ativista social, o trabalho dos observatórios deve se concentrar em trazer à tona as dificuldades que se apresentam nos territórios com relação às políticas públicas. (+)

A construção da Política Nacional
Gestão Participativa da PNSIPCFA: formação na Região NORTE

Em setembro/14, dirigentes sindicais, lideranças rurais, trabalhadores e gestores do SUS e colaboradores do MSTTR participaram do 1º Módulo da Formação de Lideranças organizado pela CONTAG. (+)

Seleção de Notícias do OBTEIA
Território pesqueiro: Biodiversidade, Cultura e Soberania Alimentar do Povo Brasileiro

Campanha do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais pelo Projeto de Lei de Iniciativa Popular para garantir o direito ao território das comunidades tradicionais pesqueiras (+)

O modelo energético brasileiro e a violação dos direitos das mulheres

Em sua busca por compreender a realidade do impacto das barragens no Brasil, o MAB concluiu que, dentre a população atingida, seja rural ou urbana, as mulheres são a parte atingida de forma mais intensa e que tem seus direitos humanos mais brutalmente violados. (+)

APIB cobra fim de 514 anos de opressão a indígenas em carta a presidenciáveis

Na carta, solicitam a implementação efetiva do Subsistema de Saúde Indígena. (+)

FAO: boa parte da diminuição da fome no Brasil se deve à agricultura camponesa

Avaliação divulgada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), coloca o Brasil entre os 63 países no mundo que conseguiram diminuir a pobreza extrema em seu território. (+)

Agrotóxicos: integrantes de Ministérios Públicos entram com representação no TCU

Integrantes dos Ministérios Públicos Federal, do Trabalho e Estaduais encaminharam uma representação ao Tribunal de Contas da União para noticiar e pedir providências diante da ausência de conclusão dos processos de reavaliação de alguns agrotóxicos por parte da ANVISA. (+)

Imposto sobre grandes fortunas como fonte para o SUS

A Constituição Federal prevê a taxação em seu artigo 153, que ainda não foi regulamentado. (+)

“Vocês e seus familiares são ou pretendem se tornar usuários do SUS?”

Lígia Bahia, em texto destacado no Boletim CEBES, provoca: “espero que as eleições propiciem um debate verdadeiro sobre as divergências a respeito da arrecadação e destino dos recursos públicos.” (+)

Destaques da biblioteca do Portal do OBTEIA
Associação entre exposição à pesticidas e taxas de suicídio no Brasil: artigo em inglês de Neice Muller Xavier Faria, Anaclaudia Gastal Fassa, Rodrigo Dalke Meucci
Revista IHU Online 455 – Metrópole, territórios e a reconfiguração das cidades
Bagagem das Mulheres da Floresta: documentário realizado em 2007 pelo Conselho Nacional dos Seringueiros.
Caderno do Itaboraí 1 – Classes Sociais, Território e Saúde: produção coletiva e bilíngue coordenada por Felix Rosenberg do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde., publicado pela Fiocruz.
Norma ANVISA RDC 49/2013: dispõe sobre a regularização para o exercício de atividade de interesse sanitário do microempreendedor individual, do empreendimento familiar rural e do empreendimento econômico solidário.
O retrato da desigualdade de gênero – um olhar para a violência contra as mulheres residentes em zonas rurais no Brasil: pesquisa realizada por Rackynelly Alves Sarmento Soares; Vanira Matos Pessoa; Ana Valéria Machado Mendonça; Carlos André Moura Arruda; Geísa Goersch Gut.
Por uma epistemologia emancipatória da promoção da saúde: artigo de Jairo Dias de Freitas e Marcelo Firpo Porto.
Saúde integral das populações do campo, da floresta e das águas: Fascículo 9 de ensino à distância do curso Promoção da Equidade no SUS, produzido pela Fundação Demétrio Rocha/Universidade Aberta do Nordeste.
Biblioteca Digital de Francisco Roberto Caporal: vários textos sobre a questão agrária, saúde, agroecologia. Acesse aqui.

Acesse a biblioteca ou veja nosso canal de vídeos.

Agenda
[ai1ec view=”agenda”]
Expediente:

Esta é uma publicação mensal do Observatório da Política Nacional de Saúde Integral para as Populações do Campo e da Floresta – www.saudecampofloresta.unb.br

Rodapé_informe_caminhos