O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo desde 2008, acarretando problemas relacionados à saúde dos trabalhadores e população em geral; bem como ao meio ambiente com a destruição da flora e fauna e contaminação das águas e solos. O Estado do Paraná é o terceiro maior consumidor de agrotóxicos do Brasil.

Considerando esse um grave problema de saúde pública, a SECRETARIA DO ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ – Centro Estadual de Saúde do Trabalhador, CEREST MACROOESTE,  10ª Regional de Saúde, a  UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ e o INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER- INCA  convidam os profissionais do SUS, Agricultura e Ambiente,  estudantes da área de saúde e afins, trabalhadores e suas organizações e população em geral para participar do SEMINÁRIO: AGROTÓXICOS, SAÚDE E AMBIENTE.

Data: 25 de junho de 2014

Local: Auditório UNIOESTE – Cascavel
Inscrições: pela internet em http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=16074
Contato: Cristiane, Sonia – tel.(45)3321-5548 -10ª RS
Será emitido certificado aos participantes

Programação:

8h- Abertura

8.30h – Diagnóstico estadual e regional do uso, consumo de agrotóxicos e perfil de morbimortalidade relacionado aos agrotóxicos.

Nanci Ferreira Pinto – Centro Estadual de Saúde do Trabalhador/SESA

Lilimar Mori – Coordenadora do CEREST MACROOESTE

9h – Investigação dos  processos de contaminação química e seus impactos na saúde da população e trabalhadores expostos do município de Rio Azul .

Paulo Perna – Núcleo Estudos Saúde Coletiva/UFPR

9.40h – Vigilância do Câncer no Paraná

Alice Eugenia Tisserant – Divisão de Vigilância das doenças     não transmissíveis/SESA

10h – Intervalo